quinta-feira, 9 de junho de 2011

Tips for teaching foreign language

 Para envolver a turma nas aulas de língua estrangeira uma boa dose de diversão sempre é bem vinda. A troca de correspondências, jogos, músicas, filmes ensinam e entretém.
é necessário tomar cuidado para não valorizar demais os recursos lúdicos e  esquecer o objetivo principal : ensinar conteúdos.



Começar do que eles conhecem


 Para trabalhar com qualquer língua estrangeira é importante ter como base o conhecimento linguístico, textual e de mundo que o estudante traz.
 Quando for trabalhar com textos opte primeiro por aqueles com informações familiares aos alunos.
 Procure trabalhar com noticias , biografias, e outros gêneros textuais e tente evitar o uso de frases soltas como " What´s your name? " ou " Where are you live?" por exemplo.



Letras de músicas

 Elas fazem sucesso e enriquecem as aulas desde que atendam aos objetivos de seu planejamento.



Aprendizado, envolvimento e diversão

 Para manter "vivo" o interesse da garotada e ser eficiente pedagogicamente, as atividades não requerem grandes recursos. Cabe ao professor decidir sobre a melhor forma de introduzir o uso da língua estrangeira como meio de comunicação.
Você pode usar a língua materna para evitar angustiar e inibir os alunos e alterná-la com a língua inglesa, ou até mesmo iniciar com a língua estrangeira como forma de desafiar os alunos a lidar com o diferente.



Algumas sugestões de atividades


* Contar histórias
* Palavras cruzadas
* Folheto turístico
* Filmes
* Músicas
* Livro de receitas etc...

Links


atividades


short stories

Teaching English

Um comentário:

  1. Parabéns,Maria Lucia, seu blog está super interessante e tenho certeza de que é apenas o começo de tudo. Adorei quando você fala que o professor deve partir do que os alunos sabem e importante também ter o objetivo em mente, aí temos "apenas" que preencher a lacuna. Continue assim, bom trabalho! Vânia

    ResponderExcluir